terça-feira, 29 de março de 2011

Hipoglicemia de rebote

Já ouviram falar de pessoas que têm episódios de tontura, enjoo, vômitos (às vezes) logo após uma ingestão de grandes porções de carboidratos, principalmente quando realizam exercícios físicos? Pois é, essa é a "hipoglicemia de rebote" uma impressionante resposta do organismo a uma ingestão generosa de glicose fazendo com que o indivíduo fique hipoglicêmico! Parece estranho, não? Mas é assim mesmo... Quanto mais glicose se ingere o pâncreas produz mais insulina em resposta. Desta forma, quando há uma ingestão súbita de glicose, o pâncreas tende a produzir uma quantidade extra de insulina. Por sua vez, o aumento da insulina no sangue produz a rápida queda da glicose levando a uma hipoglicemia transitória. Esse efeito é acentuado quando o indivíduo realiza exercícios físicos o que promove mais ainda a captação de glicose pelos músculos.


É comum observar crianças que, após uma alimentação rica em carboidratos (p ex.: festas de aniversário, hora do recreio) e começam a brincar corremndo em excesso, desenvolvem esse quadro, assustando pais e professores menos avisados.


A glicemia de rebote pode ser observada, também, em pacientes logo após a realização de cirurgia bariátrica, pois passam a ingerir alimentos unicamente na forma pastosa e líquida, mais rapidamente digeridas e absorvidas.Quando esses pacientes exageram na quantidade de carboidratos e realizam um exercício físico também exagerado para sua condição (p.ex.: subir uma escada muito alta, caminhada um pouco mais longa) a hipoglicemia de rebote pode ocorrer.


A hipoglicemia de rebote é de difícil compreensão por parte de leigos que não entendem a afirmação que desenvolveram hipoglicemia justamente por comer açúcar demais! Confessemos, é difícil mesmo de aceitar essas coisas paradoxais do mundo da bioquímica, não?


Saiba mais: www.scielo.br/pdf/rbme/v12n4/05.pdf


Um abraço.

5 comentários:

  1. Realmente é muito curioso, só não queria estar na pele de quem fosse dar esse diagnóstico para alguém, poderia parecer piada.

    ResponderExcluir
  2. Faço crises convulsivas devido a hipoglicemia.A anos nao faço ingestao nenhuma de doces.

    ResponderExcluir
  3. Ola. Meu filho de sete anos está com hipoglicemia de rebote. Isto foi observado após exame de intolerancia a lactose. Resultados:

    Glicose Basal.......................: 83,00 mg/dL
    Glicose após 30 minutos.............: 51,00 mg/dL
    Glicose após 60 minutos.............: 77,00 mg/dL
    Glicose após 90 minutos.............: 66,00 mg/dL
    Quantidade de Lactose fornecida V.O.: 50,00 g

    O que isso significa? Ele é pre-diabetico? Por favor me ajude

    raquelcbazan@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hipoglicemia no diabético só ocorre na administração da terapia medicamentosa,ex: insulina. O seu filho tinha as hipoglicemias por não absorver bem a lactose "açúcar do leite". Mas o melhor ainda assim, seria procurar um médico para o diagnóstico correto.

      Excluir
  4. Posso ter hipoglicemia de rebote se em substituir o café da tarde por um gel de carboidrato e for malhar?

    ResponderExcluir