quarta-feira, 30 de março de 2011

Urina ácida pode estar relacionada com síndrome metabólica e obesidade

A cada dia, pesquisadores no mundo todo investigam marcadores bioquímicos para estabelecer uma possível relação de diagnóstico laboratorial de alterações relacionadas com a obesidade e a síndrome metabólica, um passo importante no diagnóstico precoce da diabetes mellitus (DM).


A síndrome metabólica consiste na presença de algumas alterações laboratoriais e clínicas (p.ex.: baixo HDL, triglicerídeos elevados, alto IMC, hipertensão arterial) e é senso comum que um grande percentual de pacientes com síndrome metabólica desenvolverão DM em um prazo de até 10 anos.


No último dia 25 de março de 2011, pesquisadores da Universidade de Osaka no Japão, publicaram estudo onde chegaram à conclusão que quanto menor o pH urinário, maior a possibilidade da existência de síndrome metabólica e, portanto, um risco aumentado para DM.


É isso aí. Uma análise tão banal como a determinação do pH urinário pode ter grande valia no acompanhamento de pacientes portadores de síndrome metabólica.


Leia: http://www.jstage.jst.go.jp/article/endocrj/advpub/0/1103040543/_pdf

Um comentário:

  1. Criar um blog foi um ótima ideia. Agora temos mais um canal de informações importantes sobre as diversas coisas que nos cercam. Meus sinceros parabens!
    Pode contar comigo como leitor assíduo do blog.
    Muito bom mesmo..

    ResponderExcluir