sexta-feira, 1 de abril de 2011

Farmacêutico pode coletar sangue arterial?

Não há nenhuma legislação que limite a competência para a coleta de material biológico, qualquer profissional de saúde poderá exercer esta atividade desde que devidamente habilitado (Enfermeiro, Biomédico, Médico e Farmacêutico) e seus auxiliares (técnico de enfermagem e técnico de laboratório) sob a responsabilidade de um profissional de nível superior (ver parecer do COREN-MS disponível em http://www.corenms.com.br/legislacao.php?categoria=4&id=44)

Dentro deste ponto de vista, a Resoluçãodo Conselho Federal de Farmácia no. 361 de 18 de novembro de 2000 (disponível em http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/361.pdf), estipula:
"Art. 1º - São atribuições do Farmacêutico Bioquímico proceder a punção venosa e a punção arterial nos pacientes atendidos em Laboratórios de Análises Clínicas."

Entendendo-se por Farmacêutico Bioquímico aquele formado no Currículo antigo de farmácia com habilitação em Análises Clínicas e os novos Farmacêuticos "generalistas”.

6 comentários:

  1. bom dia eu não consegui achar o parecer do coren ms, vc pode me enviar neste e-mail enfcsa@hotmail.com
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  2. dentista pode coletar sangue?
    medico pode coletar sangue?

    ResponderExcluir
  3. Aos farmaceuticos a resolução que autoriza a punção arterial está nesse link: http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/493.pdf

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,
    O farmaceutico (sem habilitaçao em analises clinicas, formado antes de 2002) pode liberar laudos de exames clinico laboratorial? Esse farmaceutico poderia trabalhar em um laboratorio de analise clinicas?
    Obrigada!!!
    Laura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. A formação generalista para farmacêuticos, começou em 2010. Só farmacêuticos com a formação generalista estão aptos para tal.

      Excluir
  5. Aos tecnicos de laboratorio de analises clinicas ,qual resolução autoriza ou não habilidade legal a colher arterial..

    ResponderExcluir