terça-feira, 26 de abril de 2011

Fome! Fome? Passou a fome!

Sabe aquela fome isuportável que bate lá pelas 10h quando você sai de casa sem tomar o café da manhã, mas que simplesmente desaparece se você não almoça? Absurdo? Não! É mais uma mirabolante reação fisiológica para manter o equilíbrio orgânico.

É o GLUCAGON entrando em ação. Esse hormônio é liberado em altas taxas quando o indivíduo entra em hipoglicemia. Uma de suas principais ações é bloquear a enzima responsável pela síntese de glicogênio (glicogênio sintase) e ativar a enzima resposável pela degradação do glicogênio (glicogênio fosforilase) e liberação da glicose hepática para o sangue (gligose-6-fosfatase). O glucagon também promove a neoglicogênese ativando enzimas que convertem amimnoácidos e outras moléculas (p.ex.: lactato e piruvato) em glicose.

Desta forma, depois de um período de fome intensa, o glucagon promove uma enxurrada de glicose no sangue que faz com que, provisoriamente, a sensação de fome diminua.

Esse efeito não dura muito, pois logo as reservas de glicogênio são exauridas e a disponibilidade de glicose fica cada vez menor. Convém lembrar que somente o glicogênio hepático libera glicose para o sangue, uma vez que os músculos não possui a glicose-6-fosfatase, ficando a glicose retida unicamente para o metabolismo muscular. Outro efeito do glucagon é inibir a síntese de lipídios a partir de glicose e estimular sua degradação o que garante que essa "nova glicose" não seja destinada às reservas dos adipócitos.

Um comentário:

  1. Rick Martin do meu coraçãozito, eu amo esse teu blog! :)

    Um beijo imenso pra ti!

    Dani (a bananinha rs)

    ResponderExcluir