terça-feira, 17 de maio de 2011

Devaneios sobre a mensagem pseudo-científica de Gregg Braden

Recebo diariamente dezenas de e-mails totalmente descartáveis que vão desde promoções "imperdíveis" até gigantes mensagens espirituais. Nada contra a tentativa de empresas em divulgar seus produtos e muito menos das pessoas em manifestar suas crenças. Nem me aborreço com isso e até leio muitos desses e-mails para valorizar o trânsito cibernético utilizado. É... SPAMs às vezes atigem seus objetivos.
No entanto, gostaria de falar sobre um e-mail que já recebi várias vezes sobre certos "experimentos científicos" realizados com o DNA provando que há relação direta de vibrações emocionais com a expressão do DNA. É um texto que cita o geólogo norte-americano Gregg Braden, autor de livros de auto-ajuda e que se intitula cientista. Tomo essa mensagem como exemplo para a discussão filosófica necessária que envolve esse tipo de mensagem. Muito mais porque alguém acredita nisso do que pelo fato que a maioria das pessoas não dá a mínima para esse tipo light de fraude.

Em uma abordagem nominalista, este texto tem de tudo para ser escrachado. Não no sentido prerjorativo, pois afinal trata da espiritualidade própria de cada ser humano e, portanto, deve ser respeitada a forma como se atinge esse nível espiritualista. Mesmo quem crê nas baboseiras pseudo-científicas ditas no texto. A saber: experimentos realizados com o DNA extraído de voluntários mostram sua expressão encolhendo-se ou esticando-se conforme o indivíduo fica triste ou alegre mesmo a 80 km de distância. Por essa abordagem, Greg Braden densenvolve uma série de raciocínios sobre o fato que a matéria é um tipo de enregia e propõe que de nos desapeguemos de nossa estrutura material e desenvolvamos mais o lado espiritual, uma vez que o próprio DNA, uma molécula responsável pela vida, responde às vibrações dos sentimentos.

Vamos lá:
1) A expressão do DNA se dá por meio de um processo celular. Ou, seja: para o DNA "se manifestar" de alguma maneira precisa estar dentro de uma célula. Quando se extrai o DNA ele torna-se uma massa amorfa e não tem como observar os resultados nos experimentos ("esticar" ou "encolher").
2) Realmente, tudo é energia. A matéria é energia, mas nem por isso deixa de ser matéria palpável. Isto não prova que somos "espítrito".
3) Fiz uma rápida pesquisa no site internacional de pesquisa em ciência (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/) e não encontrei nenhuma referência aos estudos sugeridos (como eu já supseitava).

CONCLUSÃO:
O homem criou Deus e depois criou o mito que foi Deus que o criou. Ou seja, nossa civilização está "acostumada" em criar verdades. Não me estranha, portanto, que muitos pseudo-filósofos modernos pensem em uma tese, acreditem fortemente nisso e passem a tê-la como verdade. O problema é tentar transferir essa verdade para os outros. Comigo, não funciona.

No entanto, achei a mensagem total do texto muito boa. Precisamos nos desapegar de nossa maneira materialista de viver e deslocar nosso pensamento para coisas mais etéreas, como a energia. Na prática, trocar 6 por meia dúzia.

7 comentários:

  1. Prezado prof. Ricardo Vieira. Muito interessante seu comentário sobre o místico Gregg Braden. De fato, ele tem conseguido muitos seguidores de seus devaneios. Fica difícil entender que ele, como geólogo, venha a opinar sobre DNA. No entanto, tomo a liberdade, desde que percebi que o sr. é ateu (ou agnóstico), em, caso tenha tempo, ler o livro de Francis Collins, "A Linguagem de Deus" (Editora Gente). Como o sr. já deve saber, pois é da sua especialização, ele foi o diretor do Projeto Genoma. Como este livro está difícil de conseguir comprar; pode ser baixado no site: http://pt.scribd.com/doc/7182790/Francis-Collins-A-Linguagem-de-Deus, desde que o assine e poste um material em troca).

    Prof. Almir G. Pereira

    ResponderExcluir
  2. Um amigo meu me falou sobre esse experimento, mas eu fiquei com o pé atrás e vim pesquisar.
    Bom, parece que a "experiência" é bastante falha, e pelo que vi até agora não dá pra validá-la.
    Gostei do artigo, professor!

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus, com todo o direito ao sarcasmo, existem cientistas e acadêmicos, como o senhor, que não se deixam levar por devaneios.

    Geralmente nem me preocupo em saber sobre esses pseudocientistas ironicamente oriundos universidades conceituadas que ganham a vida satisfazendo a demanda de pseudo-ateus e religiosos incoerentes, mas como esse autor me foi indicado por um amigo em cujo discernimento eu confio, ou ao menos, confiava; resolvi dar uma olhada no Google e, quando li sobre esse tal "experimento" que você citou, duvidei por um segundo de que alguém em seu juízo perfeito pudesse acreditar nessa história estapafúrdia, mas logo minha experiência me lembrou de que a mente humana está historicamente habituada a ter os maiores absurdos como verdades irrefutáveis. Ainda assim, esse tal Gregg Braden abusou da ignorância até mesmo do leitor médio.

    Não estou certo se esses autores agem de má fé ou, por não conseguirem de desfazer de suas crenças ao ingressarem na ciência, tentam, das maneiras mais ridículas, unir os dois mundos. Poucas coisas são piores do que religiosos determinados a "provar" sua crença pela lógica, e como nesse caso, pela ciência.

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada por esse texto. é patético chamar esse "experimento" de ciência. precisamos de mais pessoas como você para combater esse tipo de desserviço à sociedade.

    ResponderExcluir
  5. Sr. Professor adjunto, o senhor está quando deprecia o Sr. Greg, mesmo quando diz não fazer. Mas a sua soberba é grande e sua presunção ainda maior. Seu ateísmo é apenas uma crença disfarçada de pseudo-racionalismo.
    O boson de Higgs não exclui Deus, só o torna mais evidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hugo romeiro, boson de higgs em nenhum momento exclui e inclui deus, essa é a realidade, eles so falaram que era particula de deus como um apelido, nao uma afirmaçao. seria otimo que tudo o que gregg braden falasse fosse real mas ele nao consegue provar isso para comunidade cientifica, so para pessoas que nao tem experiencia no assunto. espero que um dia entenda isso da melhor maneira possivel.

      Excluir
  6. Professor Ricardo, sobre os artigos acredito que o que Braden se refere é citado abaixo, se possivel poderia verificar, pois fiquei curioso a respeito.

    Referencias:
    P.P. Gariaev, K.V. Grigor'ev, A.A. Vasil'ev, V.P. Poponin and V.A. Shcheglov. Investigation of the Fluctuation Dynamics of DNA Solutions by Laser Correlation Spectroscopy. Bulletin of the Lebedev Physics Institute, n. 11-12, p. 23-30 (1992).

    ResponderExcluir